Search
Search Menu

Aeroclube de Itápolis

Por Leonardo Dutra.

O Aeroclube de Itápolis oferece para seus alunos e sócios uma excelente estrutura para formação e lazer na aviação.

Com 24 aeronaves em operação, a escola mantém o céu da pequena cidade do interior paulista constantemente repleto de aviões em voo.

Neste contexto, o Aeroclube de Itápolis, preparado para o desenvolvimento das mais diversas vocações aeronáuticas, possui larga experiência no treinamento de pilotos em aeronaves convencionais.

img_0015

A instrução ministrada pela escola atrai futuros aviadores interessados em desenvolver habilidades necessárias para controlar aeronaves com bequilha, principalmente nas operações de decolagem e pouso.

Além de serem importantes na formação de qualquer aviador, as horas de voo realizadas em aviões convencionais nos cursos de piloto privado e piloto comercial serão uma mais valia para aqueles interessados em seguir uma carreira na aviação agrícola.

Entretanto, para os vocacionados para uma carreira na linha aérea ou na aviação executiva, a escola também dispõe de uma estrutura capaz de ensinar a voar por instrumentos, oferecendo para seus alunos treinamento IFR, simulador de voo e também a oportunidade de voar em aeronaves com trem de pouso triciclo.

img_0419

Para os apaixonados pelo prazer de dominar um avião convencional nas operações de solo, o aeroclube oferece 8 aeronaves Aero Boero (7 AB-115 e 1 AB-180) e 6 aviões Paulistinha (5 P-56C e 1 P-56B).

Igualmente, para aqueles interessados em desenvolver outras habilidades, também importantes para as operações aéreas, a escola oferece 2 aeronaves Tupi (EMB-712) e 4 treinadores fabricados pela Cessna (C-152).

Por fim, o Aeroclube de Itápolis funciona igualmente como um centro de recreação aérea, de tal forma, disponibilizado para sócios e alunos a oportunidade de voar sem motor em um de seus planadores: 2 Quero-quero, 1 Nhapecan e 1 G103A.

img_0024

A formidável estrutura da instituição é complementada por um alojamento de 25 quartos com capacidade para alojar até 100 alunos, salas de estudo, salas de lazer, bar, piscina e salão para festas. O Aeroclube também possui 7 hangares, balizamento noturno e opera em um aeródromo não controlado.

Uma curiosidade sobre a instituição é a realização de voos solos, inclusive navegações, pelos alunos dos cursos de piloto privado e piloto comercial. Apesar disso ser uma exigência da formação dos futuros aviadores, são poucas as instituições no país que possibilitam tais experiências para seus pilotos.

Em última análise, caracterizando o Aeroclube de Itápolis como uma escola completa para todos os interessados em uma formação aeronáutica de excelência dentro do Brasil.

Aeroclube de Itápolis (SP)

 

Ano de fundação: 1941

Endereço: Aeroporto Dr. Luiz Dante Santoro, S/N, Distrito Industrial III, Itápolis – SP

Telefone: (16) 3262-1024

Website: www.aci.com.br

Cursos oferecidos: PPA, PCA, INVA, PPL, INVP, PRBP

Frota: 7 AB-115, 1 AB-180, 5 P-56C, 1 P-56B, 2 EMB-712, 4 C-152, 2 Quero-quero, 1 Nhapecan, 1 G103A

Estrutura: Possui alojamento, balizamento noturno, aeronave homologada para voos IFR, simulador e checador

 

Veja também

O Clube Aero Boero está sobrevoando o Brasil para mostrar os detalhes da aviação de treinamento no país. Veja mais em Expedição Aeroclubes do Brasil.

 

Autor

Deixe uma resposta