Search
Search Menu

Aeroclube de Penápolis

O Aeroclube de Penápolis é uma escola de voo onde os pilotos podem se sentir em casa.

Uma atmosfera familiar é a melhor definição do ambiente que é possível experimentar na instituição. A atenção, a cordialidade e a simplicidade das pessoas que fazem parte desta escola determinam o caráter deste aeroclube situado no interior paulista.

fb_img_1471569581447

Localizado dentro de uma estrutura formidável para uma pequena cidade do interior brasileiro, o Aeroclube de Penápolis conta com uma pista de asfalto de 1500 x 30m, balizamento noturno e está instalado em uma região plana e desabitada, nas proximidades do município.

Não há elevado tráfego de aeronaves no aeródromo que não é controlado, situação que permite voos tranquilos e seguros para os jovens estudantes de aviação.

O aeroclube possui um amplo hangar onde são acomodadas suas aeronaves, sala de aula, alojamento e espaços administrativos da instituição.

Nosso AB Hangarado

A frota da escola é composta por três aeronaves em operação, nomeadamente, um Aero Boero (AB-115), um Cessna (C-150), e um Paulistinha (P-56).

Igualmente, o aeroclube possui mais uma aeronave Cessna (C-172) que no momento está aguardando a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade para se integrar às atividades de instrução e lazer da escola.

Dois pontos se sobressaem a respeito das aeronaves da instituição: primeiro, o excelente estado de conservação dos aviões, onde se destaca o recém restaurado Paulistinha; e em segundo lugar, as poucas horas de voo totais do AB-115 que opera no aeroclube.

fb_img_1472150758896

O Aero Boero que está cedido para instrução no Aeroclube de Penápolis possui menos de 2000 horas de voo totais, desde que saiu da fábrica argentina no ano de 1991.

As poucas horas voada pelo clássico argentino de matrícula PP-GDN se devem ao encerramento das atividades do aeroclube entre os anos de 1998 e 2015. A falta de recursos para manter as aeronaves em voo obrigou os antigos dirigentes da instituição a encerrar a instrução durante este período.

No entanto, a obstinação do atual secretário do Aeroclube, Adalberto da Costa – o Ticão, recolocou a destacada instituição paulista em atividade no último ano, ensinando jovens pilotos a voar desde julho de 2015.

img_0288

Depois da reabertura, o aeroclube já formou diversos pilotos privados e atualmente aguarda liberação da ANAC para iniciar o funcionamento do curso prático de Piloto Comercial ainda neste segundo semestre de 2016.

A instituição, agora reorganizada, conta com um sólido planejamento para alargar suas atividades na região, desta forma, voltando a ocupar um lugar de destaque na formação aeronáutica brasileira.

A escola possui dois instrutores e uma escala de voo que permite a realização de várias horas de voo diárias pelos estudantes que desejam acelerar suas formações.

Igualmente, o aeroclube conta com uma aeronave homologada para voo IFR, alojamento gratuito para alunos e um ambiente tranquilo e propício para o estudo e desenvolvimento de habilidades aeronáuticas.

 

Aeroclube de Penápolis (SP)

 

Ano de fundação: 1941

Endereço: Estrada Vicinal Kemil Rahal, s/n – Aeroporto Dr. Ramalho Franco. Penápolis – SP

Telefone: (18) 3652-2617

Website: aeroclubedepenapolis.com

E-mail: aeroclubepenapolis@gmail.com

Cursos oferecidos: Piloto Privado Avião (PP-A)

Novidades: Piloto Comercial (PC-A) – em breve

Frota: Aero Boero (AB-115), Cessna (C-150), Paulistinha (P-56)

Estrutura: Possui alojamento, balizamento noturno, IFR e checador

 

 

Veja também

O Clube Aero Boero está sobrevoando o Brasil para mostrar os detalhes da aviação de treinamento no país. Veja mais em Expedição Aeroclubes do Brasil.

 

Autor

Deixe uma resposta