Search
Search Menu

Dia 5

Por Leonardo Dutra.

A previsão meteorológica não apontava céu claro para o último dia desta primeira etapa da Expedição Aeroclubes do Brasil.

Tendo passado a tarde do dia 2 de setembro no Aeroclube de Ribeirão Preto – SP, decidimos antecipar nossa viagem para Itápolis para o final da tarde de sexta-feira, temendo ficar com a aeronave no solo durante o final de semana em Ribeirão em virtude do mau tempo.

Decolamos do aeródromo controlado da cidade e mantivemos os 055 (voo aos 5500 pés) para Itápolis em uma viagem tranquila de aproximadamente uma hora.

IMG_0363

Partimos coordenando o voo com a Torre de Ribeirão Preto, passamos nossa fonia para o Controle Academia (controle de tráfego aéreo da Academia da Força Aérea), fomos transferidos para a Rádio Gavião Peixoto (serviço de informação de voo do aeródromo Gavião Peixoto), e pousamos em Itápolis coordenando na frequência livre.

Tive a oportunidade de fazer o último pouso desta primeira edição da Expedição na zero uno de SDIO (cabeceira 01 do aeródromo de Itápolis).

Quem já pousou um Aero Boero sabe que uma operação é sempre diferente das outras, contudo, consegui colocar nosso AB-180 cuidadosamente estolado (sem sustentação nas asas) à poucos centímetros do chão, colando o manche (cabrando ou puxando o manche todo para trás) quando o trem de pouso principal e a bequilha tocaram o solo.

IMG_0400

Com a aeronave controlada no solo, levamos o nosso valente avião para as proximidades de seu hangar, finalizando a participação do AB-180 nesta primeira etapa do projeto.

No Aeroclube de Itápolis fomos gentilmente recebidos pelo presidente da instituição, Josué de Andrade, e pelo gerente do Aeroclube, Leonardo Parma.

Pernoitamos na cidade, e já no sábado pela manhã tivemos a oportunidade de registrar o excelente estado em que se encontram 3 aeronaves Aero Boero 115 que, juntamente com o AB-180 que nos levou nesta expedição, compõem a frota de aviões Aero Boero do aeroclube.

IMG_0012

A instituição que conta ainda com as aeronaves P-56, EMB-712, C-152, Quero-quero, Nhapecan e G103A, salienta que objetiva colocar mais três AB-115 na instrução de voo.

Os três AB aguardam nos hangares do aeroclube para serem restaurados, apontando o capricho da instituição com um valioso patrimônio público do Estado brasileiro.

Mais detalhes sobre o Aeroclube de Itápolis serão publicados em 21 de outubro, em uma matéria que abordará em profundidade o trabalho desta respeitada instituição paulista.

IMG_0005

Percorremos 330 nm (milhas náuticas) para visitar 7 aeroclubes do interior de São Paulo em uma extraordinária experiência que registrou os detalhes da instrução aeronáutica do Brasil.

Agradecemos a receptividade das instituições que visitamos, da mesma forma que também registramos um muito obrigado à todos aqueles que seguiram o Clube Aero Boero nesta primeira etapa de um projeto que vai viajar o Brasil de norte à sul para capturar os detalhes da aviação de treinamento.

IMG_0412

Neste contexto, vale a pena antecipar que a 2ª edição da Expedição Aeroclubes do Brasil já está confirmada!

Entre os dias 10 e 20 de novembro de 2016 viajaremos por novas rotas do país visando entreter nossos leitores. Entretanto, acima de tudo, vamos sobrevoar o Brasil buscando encontrar formas para proteger o patrimônio material e imaterial da aviação de treinamento em um projeto que se estenderá por todo o ano de 2017.

Confira algumas imagens do quinto dia da Expedição Aeroclubes do Brasil:

Autor

2 Comments Write a comment

Deixe uma resposta