Search
Search Menu

Dia 1

Por Leonardo Dutra.

A Expedição Aeroclubes volta aos céus do Brasil dois meses depois do circuito realizado no interior de São Paulo.

O Rio Grande do Sul é o palco da segunda edição do projeto que hoje visitou as cidades de Novo Hamburgo, Canela e Porto Alegre.

Decolamos pouco depois das 9 horas locais do Aeroclube de Eldorado do Sul. O grande parceiro desta etapa do projeto é o Embraer EMB-712 “Tupi,” matrícula PT-NRQ, comandado por mim com o auxílio de Francisco Lessa, piloto e instrutor em Eldorado do Sul.

img_0002

Com proa de Montenegro e depois Novo Hamburgo, chegamos ao Aeroclube deste município minutos antes do primeiro lançamento de paraquedistas de um evento realizado hoje na cidade.

Organizado pelo Centro Gaúcho de Paraquedismo, o “1º CGP Epic Boggie” movimentou a região metropolitana de Porto Alegre desde o dia 11 de novembro.

Um Caravan (Cessna 208) da cidade de Boituva – SP apoiou as atividades no Aeroclube de Novo Hamburgo, operando o lançamento de centenas de paraquedistas neste ensolarado domingo.

img_0068

O Clube Aero Boero foi muito bem recebido na instituição pela organização do evento que, em nome do presidente do Aeroclube de Novo Hamburgo – Comandante Alceu Feijó, apresentou detalhes de uma das únicas instituições do Brasil homologadas para ministrar cursos de lançamento de paraquedistas para pilotos.

O Aeroclube registrou mais de 600 saltos de paraquedistas neste final de semana, assim, convidando a comunidade aeronáutica para conhecer esta emblemática escola na região metropolitana da cidade de Porto Alegre – RS.

De Novo Hamburgo seguimos direto para Canela, em um voo tranquilo para uma das mais belas cidades do Estado do Rio Grande do Sul.

img_0158

Bruno Ramm, instrutor do Aeroclube de Canela, deu as boas-vindas para a Expedição Aeroclubes.

Apresentando uma estrutura formidável para uma escola aeronáutica localizada em uma cidade de aproximadamente 40 mil habitantes, o Aeroclube de Canela faz justiça à fama do município: é um dos aeroclubes mais bonitos e bem organizados do Brasil.

Chegamos à Canela pouco depois do meio-dia (horário local) e tivemos a oportunidade de presenciar uma situação singular: um Bonanza V-35 com um grupo de tripulantes pouco comum para uma aeronave.

img_0169

Na verdade, o proprietário do avião costuma viajar com seus companheiros caninos, os quais aguardavam o dono já próximo à aeronave para mais um voo desde o belíssimo aeródromo de Canela.

Ainda, tivemos a oportunidade visitar a TRI Taxi Aéreo, que possui uma sede operacional na cidade.

Bruna Moura, responsável pelo atendimento da empresa, contou detalhes sobre a operação da companhia vocacionada para o translado de empresários e turistas de Porto Alegre para Canela. Operando exclusivamente com helicópteros, a empresa igualmente realiza voos panorâmicos sobre as belezas naturais da serra gaúcha.

img_0280

Belém Novo, já dentro do município de Porto Alegre, foi a última instituição visitada pelo projeto neste domingo.

A grande estrutura do Aeroclube do Rio Grande do Sul foi demonstrada para o Clube Aero Boero por um grupo de instrutores da instituição. Diversas histórias e aeronaves chamaram nossa atenção nesta importante instituição aeronáutica gaúcha.

Entre elas, destaca-se o grande número de horas voadas pelas aeronaves Aero Boero cedidas para o aeroclube, bem como, a operação do Cessna 305, aeronave que voou pelo exército norte-americano nas guerras da Coreia e do Vietnã com a designação militar L-19.

img_0317

Pernoitamos na região metropolitana de Porto Alegre. Decolaremos novamente na manhã desta segunda-feira para desvendar os detalhes da aviação brasileira no Estado do Rio Grande do Sul.

Confira uma galeria de imagens deste primeiro dia da segunda etapa da Expedição Aeroclubes:

 

Veja também

O Clube Aero Boero está sobrevoando o Brasil para mostrar os detalhes da aviação de treinamento no país. Veja mais em Expedição Aeroclubes do Brasil.

 

Autor

Deixe uma resposta