Search
Search Menu

Você sabia que é proprietário de um Piper Cub?

Por Leonardo Dutra.

Qual piloto ou entusiasta da aviação já não sonhou em voar em um J-3 Cub. Todos nós já imaginamos como seria decolar naquela lenda da aviação mundial, quase sempre pintada na cor amarela.

Curiosamente, muitos aviadores que sonham em voar um Piper Cub não sabem que são propritários de um J-3. Mais especificamente, boa parte dos brasileiros não sabe que possui 10 aeronaves Piper Cub: 7 unidades do J-3 Cub e 3 unidades do PA-18.

Na verdade, o Estado brasileiro é proprietário de 560 aeronaves destinadas à instrução aeronáutica. Este patrimônio foi comprado com o dinheiro do povo brasileiro (seu dinheiro), contudo, encontra-se subutilizado na maioria dos casos.

Das 560 aeronaves de pequeno porte que você (brasileiro) possui apenas 132 estavam em condições de voar no início de 2017, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

O avião mais antigo de toda a frota de aeronaves do governo federal é um Piper J-3 fabricado em 1939 que está cedido para o Aeroclube do Espírito Santo.

O avião mais novo deste grupo de equipamentos é um AMT-600 de 2010 que praticamente não chegou a operar, já que está com o IAM vencido desde 2011.

A “sua” frota de aeronaves também é composta por 89 planadores, 1 helicóptero cedido para Escola de Pilotagem de Marica (com IAM vencido desde 2005), alguns aviões “Paulistinha” e “Christen Eagle”,  entre outros equipamentos.

Confira o relatório completo sobre a situação dos aviões de instrução do Governo Federal, ou ainda, verifique nos arquivos abaixo a matrícula e a localização de todas as aeronaves.

pdf32A situação da frota de aviões do Governo Brasileiro

 

excelMatrícula e localização das aeronaves da União Federal

 

Veja também

1 Comment Write a comment

  1. Pingback: NewsAvia | Quanto custa para restaurar um Aero Boero?

Deixe uma resposta